Oficinas NTE

Blog Educacional
Carga Horária: 16h
Modalidade: Presencial
Resumo:
Blog é uma das mais utilizadas ferramentas de comunicação e também de interação na Internet. Sabemos que estes dois principais aspectos: comunicar e interagir, que configuram os blogs podem ser explorador pedagogicamente. Mas para que o uso pedagógico seja adequado, é necessária a capacitação dos professores e coordenadores dos laboratórios das escolas.

Google Doc's (Computação em Núvem)
Carga Horária: 16h
Modalidade: Presencial
Resumo:

No intuito de fornecer novas ferramentas tecnológicas e a divulgação de meios midáticos que possibilitem aos Coordenadores de Sala de Informática e professores de escolas da rede pública estadual de Castanhal e municípios de abrangência do NTE Castanhal, atualização e formação permanente do uso pedagógico das TIC's, ofertamos a Oficina de Google Docs possibilitando uma construção e divulgação coletiva de conhecimento e propiciar o acesso às novas tecnologias relacionadas à computação nas nuvens para apoiar a construção de conhecimento e aprendizagem.
 
WebQuest
Carga Horária: 16h
Modalidade: Presencial
Resumo:

Um dos grandes desafios para os profissionais da educação na atual sociedade da informação é a utilização educacional da internet.
A utilização destes recursos se faz importante e necessária na educação pela sua capacidade de comunicação e de acessibilidade e produção de informações. Além disso, desde o seu surgimento e maior facilidade de acesso, tem atraído a geração de crianças e jovens.
Já que os recursos da comunicação digital são tão atrativos para os jovens, por que não utilizá-los para fins educacionais? E como evitar que este recurso, especialmente a internet, seja subutilizada - nos famosos “control C e “control V?
Neste contexto, apresentamos o mini-curso WebQuest: possibilidades de pesquisa colaborativa e autonôma na rede mundial dos computadores. Desenvolvido com base no modelo de WebQuest – WQ de Bernie Dodge1, tem como proposta facilitar a utilização deste recurso digital pelos professores e assim, ajudar na implementação de práticas pedagógicas fundadas em metodologias que estimulem no aluno outras habilidades além da memorização.


Suporte Técnico
Carga Horária: 16h
Modalidade: Presencial
Resumo:

O Núcleo de Tecnologia Educacional – Castanhal - apresenta a Oficina de Noções Básicas para Suporte Técnico para gestores, coordenadores pedagógicos e professores em Informática Educativa.
Este curso é destinado a preparação de servidores que venham colaborar em atividades técnicas que englobem o funcionamento básico de microcomputadores, desmistificando algumas dúvidas sobre instalação e manutenção do sistema operacional Linux.
Esperamos que você participe da construção deste processo formativo, aprendendo a resolver pequenos problemas que frequentemente nos deparamos.


Hagáquê (Histórias em Quadrinhos)

Carga Horária:
Modalidade:
Resumo:
Cada vez mais populares, as HQs tal qual as conhecemos existem desde o final do século XIX e já conquistaram espaço em concursos literários de prestígio nacional e mundial. No Brasil, as primeiras HQs datam da primeira metade do século XX e só a partir dos anos 1990 é que, oficialmente, passaram a ser leitura recomendada nas escolas, já que pesquisas científicas constataram que os alunos que lêem quadrinhos apresentam melhor desempenho escolar.
As HQs são consideradas um gênero textual híbrido e autônomo. Caracterizam-se por uma articulação própria de elementos que também aparecem na literatura, nas artes plásticas e no cinema.
Combinando desenho e texto na forma de “quadrinhos” (espaços delimitados onde esses dois elementos estão intrinsicamente “enquadrados”), as HQs geralmente agradam à maioria de nossos alunos e têm a vantagem de já fazer parte de seu repertório de leitura fora da escola. Por que, então, não estudá-las e utilizá-las no processo de ensino e de aprendizagem das diversas disciplinas escolares?
Ao permitirem abordar com os alunos a noção de “narrativa complexa”, as HQs mobilizam atividades ligadas às capacidades de percepção (inclusive estética), de decodificação de símbolos e de integração e organização de informações, tão importantes para o processo geral de letramento e... tão difíceis de serem integradas às atividades hodiernas de nossas salas de aula.
Esse apoio das HQs ao tratamento de temas escolares propicia um processo de ensino e de aprendizagem lúdico, que, geralmente, mobiliza a capacidade criativa de nossos alunos e pode facilitar no efetivo aprendizado não só de noções, habilidades e competências como também de saberes.
Várias ferramentas da Informática existem para auxiliar na criação de HQs, sendo as mais básicas o próprio editor de textos, auxiliado por editores de desenho, de imagem e programas de acesso à Internet que normalmente vêm incluídos nos sistemas operacionais dos computadores.

Prezi
Carga Horária: 8h
Modalidade: Presencial
Resumo:


O Núcleo de Tecnologia Educacional – Castanhal - apresenta a Oficina de Prezi para gestores, coordenadores pedagógicos e professores em Informática Educativa.
Prezi.com é na verdade uma ferramenta gratuita para criação de apresentações online, o editor do Prezi é todo feito em flash, e possui recursos mais dinâmicos que um Power Point. 

Facebook como ferramenta pedagógica
Carga Horária: 8h
Modalidade: Presencial
Resumo:

O número dos jovens inseridos no mundo virtual, e principalmente nas redes sociais é cada vez maior. Diante desse contexto as escolas devem preparar os alunos para os desafios do mundo virtual, apontando, conteúdos sobre ética e segurança na internet, para que os mesmos aprendam a fazer bom uso da mesma.

Através do faccebook, os estudantes podem trocar conhecimentos com professores e colegas de classe. A melhor maneira de obter um bom desempenho dos estudantes através das mídias sociais é permitir o acesso a esses sites, dentro de ambientes controlados por adultos. Nesses casos, o professor funciona como o mediador e facillitador ensinando os alunos a filtrar as informações que devem ou não ser aproveitadas.

Metodologia para o uso da internet e computador
Carga Horária: 16h
Modalidade: Presencial
Resumo:

Nas últimas décadas, vivenciamos um período de mudanças generalizadas que tem influenciado todos os setores da sociedade. Neste contexto, marcado pelas tecnologias, surge um novo desafio para as escolas: o de repensar seu modelo de aula como única possibilidade de espaço-tempo de relações entre os sujeitos envolvidos no processo. Hoje, não basta ser o “melhor”, é necessário que o aluno aprenda em um ritmo acelerado e de uma forma mais ampla a respeito de diversas áreas do conhecimento. As informações, antes limitadas ao ambiente escolar, encontram-se espalhadas pelo meio social e disponíveis através da variedade de veículos de comumicação existentes. O que importa é saber acessá- las e utilizá-las de acordo com as necessidades, o que exige a aprendizagem de resolução de problemas e não apenas de conteúdos fechados e acabados. É importante desenvolver também a capacidade de participação, de reflexão e de autoconhecimento, pois, além de serem características únicas do ser humano, a consciência sobre a ação melhora a sua formação e a intenção do sujeito na transformação da realidade em que está inserido.
A proposta desta oficina é ajudar a escola a buscar esse caminho, a articular e promover metodologias novas utilizando os computadores e a Internet para auxiliar na aprendizagem.

Lousa Digital
Carga Horária 8h
Modalidade: Presencial
Resumo:
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.




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